OTICS ROCINHA

Av. Niemeyer, 776, 15º andar,sala 1507 - São Conrado
Tel:2420-4748

VISITANTES ONLINE

Unidades de Saude da AP 21 no treinamento da IUBAAM



 



Profissionais das unidades da AP 21 participaram de um grande treinamento sobre a importância da Amamentação.  Treinamento este ministrada pela Rossana Helena P.Espindola da CAP 21 e Glaucia.

A IUBAAM - Iniciativa Unidade Básica Amiga da Amiga da Amamentação é uma iniciativa do Ministério da Saúde que concede este título às Unidades Básicas de Saúde que desenvolvem os “10 Passos para o Sucesso da Amamentação”. Estes 10 passos são ações que a Unidade deve desenvolver para promover, proteger e apoiar o aleitamento materno. Todos os funcionários da UBS (médicos, enfermeiros, psicólogos, dentistas, assistentes sociais, auxiliares de enfermagem, agentes de saúde e outros) são capacitados com o objetivo de promover estas ações, a fim de tornar o aleitamento materno uma prática, evitando o desmame precoce e contribuindo significativamente para a saúde e bem estar dos bebês, suas mães e comunidade local. Esta capacitação é um curso de 20 horas teóricas e 4 horas práticas, utilizando a metodologia da Educação Permanente em Saúde, com dinâmicas de grupo, oficinas de discussão, dramatizações, etc.











                                         DEZ PASSOS  PARA O SUCESSO DA AMAMENTAÇÃO

Todas as unidades básicas de saúde que oferecem serviço pré-natal e de pediatria e/ou puericultura devem:

   1. Ter uma norma escrita quanto à promoção, proteção e apoio ao aleitamento materno que deverá ser rotineiramente transmitida  a toda a equipe da unidade de saúde.
   2. Treinar toda a equipe da unidade de saúde, capacitando-a para implementar esta norma.
   3. Orientar as gestantes e mães sobre seus direitos e as vantagens do aleitamento materno, promovendo a amamentação exclusiva até os 6 meses e complementada até os 2 anos de vida ou mais.
   4. Escutar as preocupações, vivências e dúvidas das gestantes e mães sobre a prática de amamentar, apoiando-as e fortalecendo sua autoconfiança.
   5. Orientar as gestantes sobre a importância de iniciar a amamentação na primeira hora após o parto e de ficar com o bebê em alojamento conjunto.
   6. Mostrar às gestantes e mães como amamentar e como manter a lactação, mesmo se vierem a ser separadas de seus filhos.
   7. Orientar as nutrizes sobre o  método da amenorréia lactacional e outros métodos contraceptivos adequados à amamentação.
   8. Encorajar a amamentação sob livre demanda.
   9. Orientar gestantes e mães sobre os riscos do uso de fórmulas infantis, mamadeiras e chupetas, não permitindo propaganda e doações destes produtos na unidade de saúde.
  10. Implementar grupos de apoio à amamentação acessíveis a todas as gestantes e mães, procurando envolver os familiares.

# Compartilhar

DEIXE SEU COMENTARIO

    Blogger Comentario
    Facebook Comentario