Equipe do NASF da Ap 2.1, realiza o primeiro encontro do grupo "Alimentação, Nutrição e Cultura" para o qual foram comunicadas e convidadas a participar, todas as SF (Saúde da Família), bem como os usuários diabéticos acompanhados pelas mesmas. Após apresentação da proposta metodológica, os presentes (usuários e profissionais de saúde) se apresentaram e o grupo iniciou-se com uma roda de conversa com os usuários sobre o que é o diabetes e a importância dos autocuidados (incluindo os cuidados com a alimentação) no controle da glicemia e na prevenção ou retardo de complicações decorrentes da hipergliemia crônica. Após, seguiu-se com, através de metodologia da roda de conversa, com a explanação sobre a importância do controle da ingestão de carboidratos (bem como sua fonte) e do peso corporal no controle da glicemia, utilizando de metodologia participativa abordando porções de alimentos, com ilustrações dos rótulos de alimentos, focando na
análise da quantidade de carboidratos por porção de alimentos industrializados mais consumidos na comunidade (haja visto que foi solicitado aos participantes que trouxessem os rótulos de alimentos mais consumidos em casa). Para tornar o diálogo mais participativo e interessante, foi demonstrado visualmente as porções de açucar em cada porção dos alimentos mais consumidos. Houve ainda, durante a realização do grupo a abordagem de temas como: cuidados com a saúde bucal do diabético, terapia medicamentosa e assistência clínica, realizadas por, respectivamente, a cirurgiã-dentista Thaisa e a médica Cláudia. Por fim, foram abordados os "10 passos para a alimentação saúdável para pessoas com DM" (FONTE: CECAN Sudeste II) que resumem os diversos temas que foram abordados durante o encontro. Finalmente, encerrou-se a atividade com a marcação da data e tema do próximo encontro, que, após consulta aos presentes, definiu-se, conforme descrito na metodologia, que o próximo encontro se realizará daqui a 15 dias (17.06.2014), no mesmo horário (14 as 16h), abordando o tema: "Nutrição, Açúcares e Diabetes: revendo os hábitos alimentares.
Para melhorar a saúde é preciso pensar sobre seu estilo de vida atual e assumir hábitos saudáveis, que podem ser em relação à alimentação, à atividade física, ao lazer ou a outras mudanças que promovam o bem estar e evitem o aparecimento ou complicações de algumas doenças. Isso é o autocuidado: olhar para si, observar e escolher ações e formas para cuidar da sua saúde.
Para que as pessoas possam se cuidar é preciso que estejam motivadas e informadas. Essas orientações são, geralmente, realizadas pelas equipes de saúde, mas também podem ser oferecidas por pessoas próximas, como a família e os amigos.
Gerente: Adriana Donato
TI: Marcos Tavares




Blogger Comentario
Facebook Comentario