Estação OTICS AP 1.0 – Centro
04’:33’’
O gerente da Estratégia de Saúde da Família, Iacã Macerata, que atende a população em situação de rua no bairro da Lapa, região central do Rio de Janeiro, relata a sua experiência ao completar 1 ano de funcionamento da equipe no momento de celebração junto aos profissionais técnicos, parceiros e usuários do Programa. O ACS Fábio de Oliveira, ex-morador de rua explica a rotina de trabalho e fala da sua satisfação em estar, atualmente, na posição de agente de transformação para uma melhor condição de saúde dos usuários: "Eu já passei por isso e ver que você pode ajudar a população de certa forma é gratificante".
Estação OTICS AP 2.1 – Rocinha
07’:50’’
Os ACS Girlene dos Santos, Dayse Lúcia e Carlos Marcondes falam sobre o que é ser ACS (Agente Comunitário de Saúde). As ACS’S Raquel de Jesus e Fernanda Lourenço falam por que escolheram ser ACS. O gerente do CMS Dr. Albert Sabin Celisio Werneck fala sobre a importância do ACS para Clinica da Família. Sebastian Freire Enfermeiro do Núcleo de Saúde da Família da CAP 2.1 fala sobre as funções do ACS e ressalta “O ACS é um vínculo entre a comunidade e a Clinica da Família”. Ronaldo da Silva ACS e Presidente do SINDCACSRJ fala sobre a visita domiciliar realizada pelo ACS. Dr. Daniel Soranz Subsecretário de Atenção, Vigilância e Promoção da Saúde fala sobre a missão do ACS e o quanto são importantes para Estratégia de Saúde Família.
04’:59’’
O tema “Promoção de Saúde nas Unidades da AP 2.2” desenvolvido neste vídeo relata a função da Atenção Básica de acordo com a Drª Giannina Palmi, diretora do CMS Heitor Beltrão.
Uma participante do grupo de tabagismo expõe as suas dificuldades em parar de fumar.
O dentista Dr. Cláudio Fortes mostra como funciona o acolhimento, conscientização sobre a prevenção, controle e tratamento da saúde bucal.
A enfermeira Valéria Fares conscientiza os usuários sobre o Planejamento Familiar.
As filmagens foram realizadas no CMS Heitor Beltrão e no CMS Maria Augusta Estrella.
Estação OTICS-RIO Penha AP 3.1
04’:33’’
Este emocionante vídeo mostra um pouco da vida de Otávio Júnior, escritor, morador do Complexo do Alemão, considerado há bem pouco tempo um dos locais mais violentos do Rio de Janeiro. Nesse cenário, Otávio criou em sua comunidade o projeto “Ler é 10 – Leia Favela”, cujo objetivo é ensinar às crianças o prazer da leitura. Inicialmente, mostramos o projeto de Otávio – Biblioteca Itinerante - e a seguir a primeira Biblioteca Comunitária do Complexo do Alemão e da Penha – a Barracoteca - iniciativa de Otavio Junior, o "Livreiro do Alemão”.
Apesar da violência, do tráfico de drogas e da carência de recursos dos moradores das favelas, a história de Otávio prova que o livro tem um grande poder de transformação na vida das crianças e jovens. Sua história de luta e superação tem sido reconhecida e premiada por várias instituições e está disponível na sua biografia “O Livreiro do Alemão”. O vídeo encerra, mostrando que é possível tornar realidade um sonho que parecia impossível, isto é, uma comunidade integrada na questão da educação, saúde, cultura e justiça social.
Estação OTICS AP 3.1 – Jardim América
07’:03’’
Baseado em uma pesquisa feita no Reino Unido que aponta a terceira idade no Brasil como uma das mais felizes, dividindo com os sul-africanos o topo da lista de satisfação na velhice, o vídeo mostra como as atividades, não só físicas, mas também de trabalho mental e em grupo, realizadas pelas equipes de Saúde da Família podem proporcionar uma melhoria na qualidade de vida dos idosos.
Estação OTICS AP 3.2 – Lins
07’:56’’
A farmacêutica da CAP3.2, Flávia Willi Sarmento, apresenta uma experiência exitosa
de adesão ao tratamento através do vínculo do paciente Sr. Dalmo Vieira Dantas com a farmacêutica Isabela Laudares Marques, da Clínica de Saúde da Família Emygdio Alves da Costa. A nutricionista do NASF, Erica Rodrigues Silva, participa do primeiro depoimento da farmacêutica Isabela sobre as atividades para grupos de pacientes portadores de doenças crônicas que são acompanhados nesta Clínica de Família, da função dos profissionais que atuam no NASF, e também a inserção do profissional farmacêutico nas ações das equipes de saúde da família. O Sr. Dalmo, declara durante uma inter-consulta como foi acolhido e a importância para o controle do seu diabetes e hipertensão arterial.
Estação OTICS AP 3.3 - Irajá
05’:21’’
Este vídeo relata a importância da campanha do tabagismo na vida das pessoas, o paciente Edson Luiz Nunes do CMS Alice Tibiriçá no bairro de Irajá relatou como o tratamento do tabagismo mudou sua vida, com ajuda da enfermeira Carla Marcele. Andreia Carneiro também relatou o tempo em que fumou na época de 80 e como para de fumar lhe fez bem, e não quer ver outras pessoas passar o que ela passou.
Estação OTICS-RIO Barra AP 4.0
07:56
A médica do DAPS da CAP 4 fala sobre a Campanha de Intensificação da Prevenção do Câncer de Colo de Útero, que ocorreu nas Unidades da AP4, no mês de Setembro, e sobre o Movimento Mundial OUTUBRO ROSA, sobre a Prevenção do Câncer de Mama. Na Clínica da Família Maury Alves de Pinho - unidade que mais se destacou na Campanha do Preventivo - foi realizada uma mesa redonda.
Estação OTICS-RIO Bangu AP 5.1
A Clínica da Família Kelly Cristina de Sá Lacerda Silva é apresentada em sua quarta semana de funcionamento. O vídeo mostra através de imagens desde a sua construção, o registro da primeira Oficina de Fitoterapia do Centro de Convivência do Idoso, depoimentos de usuários sobre o impacto do Programa “Saúde Presente” em suas vidas, como o depoimento da usuária Elizabeth Trindade “Nunca consegui uma consulta dentro da minha casa...o médico veio, sentou onde você está...prestou atenção em mim”
Também, o depoimento do farmacêutico Lucas Guimarães Neves: “Acredito que essa oficina é muito importante... pois existe uma infinidade de plantas e de outros produtos que podem ser feitos pelas pessoas dentro das suas casas com materiais de fácil acesso e aquisição”.
Estação OTICS-RIO Padre Miguel AP 5.1
06’:37’’
O Professor de Educação Física da Academia Carioca da Saúde, Edmilson Júnior explica como a dança de salão pode ser benéfica para a terceira idade, abordando diminuição das quedas dando equilíbrio, redução de glicose, regulamento da pressão arterial, aumento da força muscular e auto-estima. Em seguida a Terapeuta Holística da CAP 5.1, Sandra Sampaio mostra na prática os benefícios da massoterapia com uma massagem relaxante, diminuindo a tensão e o estresse. Continuando, a mesma mostra como a Reflexologia Podal é uma arte benigna, uma forma de massagear os pés terapeuticamente, com a finalidade de tratar o indivíduo como um todo para conseguir um estado corporal, mental e espiritual de equilíbrio e harmonia.Após, a terapeuta trabalha auriculoterapia como tratamento de vários distúrbios orgânicos e emocionais no pavilhão auricular. Finalizando com a Shantala, massagem para bebês, ativando a circulação sanguínea, restaurando os movimentos peristálticos facilitando a eliminação dos gases e a importância do vínculo da mãe com o seu bebê, mostrando então o que são as Práticas Integrativas e Complementares. O vídeo termina com uma canção sobre terapia alternativa e imagens das terapias descritas.
Estação OTICS-RIO Pedra de Guaratiba AP 5.2
06’:37’’
A enfermeira Inês de Oliveira Alves apresenta uma série de recomendações para o atendimento dos casos de dengue, seus principais sinais e sintomas.
Estação OTICS-RIO Santa Cruz AP 5.3
04’:34’’
O vídeo apresenta o cirurgião-dentista Jarbas Custódio desenvolvendo ações de prevenção contra as doenças bucais mais comuns em comunidades que estão compreendidas na AP 5.3. Dentre essas ações, visitas domiciliares, o primeiro atendimento que o morador recebe na Clínica da Família feita pelos Agentes Comunitários de Saúde – ACS, atendimento com o profissional que nesse caso são os dentistas lotados na Clínica, e ainda na narrativa uma visão geral de como são feitas essas ações pelos profissionais da saúde bucal e os demais envolvidos.
Blogger Comentario
Facebook Comentario